quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"Lado a Lado" Costumes

Sim. Eu assisto novela. Não é sempre, diga-se de passagem, mas uma com tema histórico e figurinos lindos eu não pude resistir. A novela "Lado a Lado" estreou dia 10 de setembro na Rede Globo e está agora na sua terceira semana. Já faz um tempo que eu queria fazer esse post mas estava esperando pra ver se conseguia mais imagens de figurinos, já que quando pesquisei na primeira semana de exibição não achei muita coisa.
A trama se passa no início do século XX, no Rio Belle Époque, creio que mais precisamente em 1904, e fala de temas como o começo da república, o surgimento do samba, a chegada do futebol no Brasil, o fim dos cortiços, o início das favelas cariocas no início do século XX, e traz como tema principal o nascimento da mulher moderna na sociedade brasileira. Ok, agora vamos a parte legal: os figurinos. 

Beth Filipecki, a grande responsável pelos figurinos, pelo que vi até agora, está fazendo um ótimo trabalho na minha humilde opinião. Não só nas roupas finas e luxuosas da parte aristocrata da novela, mas também as roupas dos personagens mais pobres, que moram nos morros. Pra mim ficou mesmo uma espécie de estilo Belle Époque brasileiro, com tecidos finos, transparências, rendas e muita leveza. Um um depoimento Beth falou um pouco como ocorre a composição dos figurinos femininos: “As atrizes usam uma leve base de seda neutra dentro da silhueta da época, de cintura marcada e saia longa, e sobre ela vou aplicando aventais feitos de renda, bordados, de cores diferentes, que podem ser trocados de acordo com o momento da personagem, a luz e a cor desejadas pelo diretor”.

Nesse link você pode ver um vídeo em que a própria Beth Filipecki fala mais sobre o assunto, mostrando as etapas da concepção dos figurinos.



































Contexto histórico: Basicamente a moda seguida em boa parte do mundo seguia o modelo parisiense. E no Brasil não poderia ser diferente. 
Na virada do século XIX para o século XX a moda continuava sem grandes alterações. As grandes maisons  parisienses reinavam e nunca lucraram tanto. Os ternos para os homens, e para a mulheres, a "vitrine" da riqueza de seu marido, vestidos extremamente ornamentados, espartilhos, cinturas marcadas deixando a silhueta em forma de ampulheta, volume no busto, saias longas, que podiam terminar em caudas, chapéus que eram um espetáculo a parte de tantos ornamentos e detalhes. Mas Paris está efervescendo de grandes nomes da modernidade como Picasso, Stravinski, Santos Dumont, e essa modernidade não demorará a achegar no vestuário, como acontece logo na segunda década do século XX. No livro "Moda do Século", de François Baudot, tem um trecho que descreve bem a época e acho que também se encaixa no contexto da novela "Lado a Lado": "Por uma década será adiado o início de fato da arte e da sensibilidade modernas. A alta sociedade, como Marcel Proust a descreve e a decifra em sua obra, ainda não sabe, em 1900, que tem seus dias contados. Velha aristocracia, nobreza dos tempos imperiais, fortunas recentes, burgueses ávidos de privilégio... A "Belle Époque", cuidadosamente separada das classes inferiores, vive suas última horas de glória."

Separei aqui algumas peças de museus que encontrei e que estão no estilo do Figurino de "Lado a Lado", ou o figurino de "Lado a Lado" que está no estilo delas...


Vestido de 1905.


Vestido de Baile - 1910


Callot Soeurs, saia e blusa, 1900


Vestido para o dia, 1904, MET.


Vestido de baile - 1900-1905


Vestido para tarde - Doucet - 1903


Vestido de passeio, 1903 - MET


Vestido - 1904


Chapéu - 1902 - MET


Chapéu - 1905


Chapéu - 1905


Chapéu - Início dos século XX.



Ufa. Sempre me empolgo com esses temas e haja a postar coisa XD
Bom, por hoje é só!
Beijos! ;*

Ps: Todas as imagens eu encontrei no Google Imagens, no Tumblr ou no Pinterest, tirando as que tirei do site do MET e creditei. Não tenho nenhum direito sobre elas, e se forem de alguém, e quiserem que eu tire, é só dizer.

4 comentários:

  1. o figurino tá impecável
    amo especialmente esse franzido do vestido de noiva da laura <3

    ResponderExcluir
  2. meldels esses figurinos são impecáveis, dá vontade de viver só um pouquinho nessa época pra usar todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriela. Que belo trabalho de pesquisa vc fez, hein ?
    Concordo, tb, com a sua opinião a respeito do trabalho que a equipe da novela vem fazendo com o figurino. Em termos de Brasil, é "the best".
    No entanto, vc não acha que os vestidos - fase 1904 - estavam um pouco, digamos, "fora de época" ? Naqueles anos, o modelo era o "peito de pomba", bem exemplificado nos vestidos das fotos 3, 6 e, principalmente na foto 8, vc não acha ?
    Não vi na novela (infelizmente não é a todo capítulo que assisto) nenhum vestido assim...

    ResponderExcluir
  4. Olá Andréa! Desculpe a demora pra responder! Estou meio sem tempo para o blog, mas vou tentar voltar.
    Que bom que você gostou do post! Fico super feliz!
    Bom, em relação aos vestidos de 1904, creio que a figurinista deixou de fora o modelo "peito de pombo" para que houvesse uma unidade no figurino. Os modelos da novela, apesar de terem uma pesquisa histórica por trás, são modelos que o público pode de identificar mais, as rendas, transparências. É apenas o que eu acho. Hehehe.

    Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir